10
dezembro
0
Comentários

Importância do terceiro setor para a sociedade

Importância do terceiro setor para a sociedade

Muitas pessoas não conhecem a importância do terceiro setor para a sociedade. Porém, essas entidades desenvolvem um trabalho exemplar, que beneficia muita gente de diversas classes sociais.

A importância do terceiro setor está muito relacionada com o seu papel de dinamismo na sociedade, uma vez que os cidadãos tomam consciência dos seus direitos e da necessidade de tomar atitudes para realizar a transformação da realidade vivida.

Importância do terceiro setor relacionada às suas atividades

As atividades realizadas por essas instituições ajudam a evidenciar a importância do terceiro setor.

Isso acontece pois as associações atuam com questões que afetam a sociedade em diversas áreas, como é o caso de assistência social, cultura, saúde, meio ambiente, esporte, educação, entre tantos outros.

Mas a importância do terceiro setor não acaba por aí. Essas organizações se prontificam a prestar atendimento de assistência social, educação e saúde a pessoas e famílias que encontram-se fora do mercado de trabalho, garantindo que tenham acesso aos direitos descritos pela legislação.

Mesmo estando presentes no terceiro setor, as atividades realizadas pelas entidades podem estar interligadas com o setor privado, gerando novos empregos e estimulando o voluntariado.

As entidades sem fins lucrativos no Brasil

Segundo o portal Filantropia, o Brasil conta, atualmente, com mais de 800 mil ONGs. Isso significa que existem muitas pessoas engajadas em praticar o bem para a população brasileira.

Desde a necessidade de eliminar tragédias ambientais até injustiças sociais, é fácil encontrar centenas de instituições que defendem essas causas. A importância do terceiro setor para o Brasil é muito maior do que se acredita.

Você consegue imaginar o que seriam das famílias de crianças com deficiência sem a presença da APAE, por exemplo?

O grande papel das entidades presentes no terceiro setor é trazer soluções imediatas para os problemas negligenciados pelo Governo. Isso pode ser feito com a criação de redes de conhecimento, inovação e conectividade.

A importância do terceiro setor é tão grande que o Governo Federal e as prefeituras possuem verbas para destinar às ONGs com o objetivo de ter maior retorno na redução de problemas sociais.

Prática de ações sociais

Você já ouviu o ditado “juntos somos mais fortes”?

Essa também é uma premissa para o nascimento de novas instituições do terceiro setor.

Muitas pessoas se revoltam ao encontrar problemas na sociedade, como desmatamento ilegal, maus tratos aos animais, pessoas em situação de rua e crianças privadas do direito de estudar.

Ao encontrar outros cidadãos que enxergam essa mesma realidade, e com a ajuda de parceiros, acontecem as mobilizações para fundar uma associação e combater a desigualdade.

Sozinho é muito difícil mudar o mundo, porém, várias pessoas juntas conseguem transformar realidades com gestos simples, como a leitura de uma história, a prática de esportes ou a doação de um agasalho.

A Monello Advogados pode ajudar na fundação da sua ONG

Agora que você conhece a importância do terceiro setor para a sociedade, temos a certeza de que se encorajou para dar início ao projeto da sua ONG.

Nesse processo, conte com a Monello Advogados. Somos especialistas em direito para o terceiro setor e podemos auxiliar na produção de todos os documentos necessários para regulamentar a associação.

Além disso, realizamos o direito preventivo, estabelecendo um plano de ação a longo prazo, além de consultorias de processos.

Com mais de 20 anos de experiência, já ajudamos muitas instituições na luta contra a desigualdade social. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato  e esclareça suas dúvidas.

TAGS

Deixe um Comentário

'