15
julho
0
Comentários

Agenda 2030: o que é isso?

Você já ouviu falar em Agenda 2030? Esse é um plano de ação com metas estabelecidas em 3 esferas: pessoas, planeta e prosperidade. O grande objetivo é fortalecer a paz universal com mais liberdade, mas compreende que o maior desafio a ser enfrentado é a erradicação da pobreza em todas as suas formas.

Para que o obstáculo seja vencido, o Brasil e os outros 192 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) aceitaram atuar em parceria colaborativa para implementar a Agenda 2030.

De modo geral, as nações envolvidas comprometeram-se a implementar ações para fazer com que a pobreza acabe, além de proteger o meio ambiente. Todos estão dispostos a adotar medidas ousadas e transformadoras para direcionar o mundo para um desenvolvimento mais sustentável e resiliente.

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Durante a conferência da Agenda 2030 foram estabelecidos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Todos baseiam-se em garantir que os direitos humanos sejam concretizados, alcançando, assim, a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, além, é claro, do respeito com todos os credos, cores e orientações sexuais.

Para equilibrar as 3 divisões do desenvolvimento sustentável, os ODS são indivisíveis e englobam ações para a economia, sociedade e meio ambiente.

Mas você sabe quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030?

1 – Erradicação da pobreza

2 – Fome zero e agricultura sustentável

3 – Saúde e bem-estar

4 – Educação de qualidade

5 – Igualdade de gênero

6 – Água potável e saneamento básico

7 – Energia limpa e acessível

8 – Trabalho decente e crescimento econômico

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

10 – Redução das desigualdades

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

12 – Consumo e produção responsáveis

13 – Ação contra a mudança global do clima

14 – Vida na água

15 – Vida terrestre

16 – Paz, justiça e instituições eficazes

17 – Parcerias e meios de implementação

Nós já explicamos cada um deles em uma outra matéria do nosso blog. Acesse e conheça as especificidades de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda 2030.

Quais são os pilares da Agenda 2030?

A Agenda 2030 é construída sob 5 pilares, todos focados em oferecer melhores condições de desenvolvimento sustentável para as nações que comprometeram-se em atingir os objetivos. São eles:

1 – Pessoas

Acabar com a pobreza e a fome em todas as suas formas, para garantir, assim, que todos os seres humanos possam atingir o seu máximo potencial com dignidade e igualdade.

2 – Planeta

Garantir a proteção do meio ambiente, livrando-o da degradação por meio da produção e gestão sustentável, além de tomar decisões urgentes relacionadas às mudanças climáticas. Isso é essencial para manter os recursos naturais para as próximas gerações.

3 – Prosperidade

Assegurar que todos os cidadãos possam desfrutar de uma vida próspera e cheia de realização pessoal. É importante destacar que o processo econômico, social e tecnológico ocorra de forma harmônica com a natureza.

4 – Paz

Promover a paz interna na nação e com outros países. Para isso, ações focadas na justiça e inclusão devem acontecer para acabar com o medo da violência. Esse é um pilar essencial, afinal, não existe desenvolvimento sustentável sem paz.

5 – Parceria

Para implementar a Agenda 2030, é fundamental mobilizar os meios necessários. Isso pode ser feito com uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável.

Como as instituições do Terceiro Setor ajudam na realização da Agenda 2030?

O Terceiro Setor conta com diversas entidades que defendem causas atreladas aos objetivos da Agenda 2030.

Sozinhos, os órgãos governamentais não são capazes de atingir o desenvolvimento sustentável. É neste contexto que as entidades do Terceiro Setor destacam-se. Com o trabalho social, ambiental e econômico realizado por elas, atender às necessidades da Agenda 2030 torna-se mais fácil.

Comece o seu projeto social

Você também deseja ajudar na conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Para isso, você precisa escolher qual atividade seguir e fundar uma entidade do Terceiro Setor. Nesta etapa, conte com a Monello Advogados.

Somos um escritório de advocacia especializado em Direito para o Terceiro Setor e estamos prontos para atender todas as demandas que você precisar.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco.

TAGS

Deixe um Comentário

'