11
fevereiro
0
Comentários
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Consultoria Jurídica: como ajudar empresas e organizações da sociedade civil

Contar com a ajuda de outros profissionais é necessário para fazer com que todas as tarefas de uma empresa ou uma OSC sejam executadas com sucesso. Quando falamos de questões judiciais, isso é ainda mais importante. Por esse motivo, é fundamental contar com uma Consultoria Jurídica.
Muitas empresas e OSC compreendem que ter essa ajuda não é um gasto, mas sim um ótimo investimento para blindar o patrimônio, garantir a sustentabilidade e proteger seus dirigentes. Mas você sabe o que é uma Consultoria Jurídica e como ela pode te ajudar?

O que é uma Consultoria Jurídica?

A Consultoria Jurídica consiste em uma modalidade de atuação dos profissionais formados em direito. Com ela, os advogados prestam serviços para seus clientes com o objetivo de prevenir riscos e identificar benefícios legais.
É importante que esse profissional seja especialista na área que prestará a Consultoria Jurídica, seja ela administrativa ou jurisdicional.  Também é necessário averiguar se o mesmo está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) [hiperlink: https://www.oab.org.br/].

Finalidade da Consultoria Jurídica

A principal finalidade deste modelo de atuação é encontrar os melhores caminhos para auxiliar empresas e OSC com os procedimentos legais, possibilitando que o cliente se concentre no core business da organização.
Além disso, a Consultoria Jurídica pode ser usada para analisar o recolhimento de impostos e identificar se a organização está pagando o valor certo para o Governo. Existem casos de empresas e OSC que pagam mais do que deveriam e, nestes, é possível entrar com uma medida de restituição daqueles valores pagos de forma indevida.
A produção e análise de contratos, por exemplo, pode ser realizada durante uma Consultoria Jurídica. Desta forma, é possível garantir que nenhuma cláusula contenha acordos ilegais ou firam legislações específicas e aplicáveis para cada caso.
A atuação deste profissional tramita por vários campos do direito. Algumas delas são: Empresarial, Civil, Contratual, Sucessório, Familiar, Trabalho, Tributário, Regulatório, Responsabilidade Civil, Imobiliário e Ambiental, entre outros. Existem, ainda, casos que ultrapassam os estudos de direito e entram nas áreas de Marketing, Contabilidade e Administração.

Atuação preventiva

Muitas instituições não possuem um setor jurídico por gerar um “gasto mensal”, sendo que nem sempre existem demandas. Porém, se esquecem de calcular que nos momentos em que problemas estão acontecendo os gastos podem ser ainda maiores.
Caso a instituição seja processada, será necessário pagar um advogado para cuidar do problema que já foi causado, além de possíveis indenizações. Isso pode sair caro e fazer com que a organização saia do seu planejamento financeiro.
Quando se conta com uma Consultoria Jurídica esses problemas podem ser evitados, já que profissionais do direito acompanharão todos os procedimentos legais para garantir que nada saia do controle.
Desta forma, é possível perceber que é melhor prevenir problemas do que remediá-los.

Conte com a Monello Advogados

Para cuidar da sua empresa ou de sua organização da sociedade civil é muito importante encontrar um escritório jurídico com experiência no mercado, afinal, ele será responsável por conduzir os processos legais da organização.
A Monello Advogados está há anos atuando no segmento e possui expertise no assunto. Prestamos serviços de Consultoria Jurídica preventiva para garantir que tudo seja executado da melhor forma e possíveis processos sejam evitados.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores.

TAGS

Deixe um Comentário

'

ÚLTIMOS POSTS