29
janeiro
0
Comentários
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Impactos do COVID-19 no terceiro setor

O Coronavírus trouxe grandes impactos para a economia do Brasil. Essa interferência não seria diferente quando o assunto é o terceiro setor.
O estudo “Impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resistência” foi pensado para compreender de quais formas a pandemia afetará o terceiro setor, seja de maneira direta ou indireta, a curto, médio e longo prazo.

Perguntas ao terceiro setor

A pesquisa é coordenada pela Mobiliza e Reos Partners com apoio financeiro da Laudes Foundation, Instituto Sabin, Fundação Tide Setubal, Instituto ACP e Instituto Ibirapitanga. Além disso, conta com um comitê estratégico composto por diversas organizações sociais como ABCR, GIFE, Ponte a Ponte, Movimento Arredondar, Move Social, Prosas, Instituto Filantropia e Nossa Causa.
Com ela, o grupo pretende ajudar as lideranças do segmento a compreender todos os impactos negativos que o período causou para as OSCs, e assim, facilitar o planejamento de ações futuras para reestruturação.
O questionário está repleto de perguntas pertinentes ao que as organizações do terceiro setor estão passando, permitindo um levantamento rápido de respostas às questões que surgiram durante a pandemia.
Com os dados em mãos, será possível construir uma análise do setor, permitindo pensar em diversas ações de ajuda, seja pela filantropia, governamentais, empresas e cidadãos.

A situação econômica do terceiro setor se agravou na pandemia?

Faz algum tempo que as OSCs lidam com os desafios da sustentabilidade econômica para viabilizar projetos e contratar pessoas especializadas para ajudar nos processos.
Com a chegada da pandemia ao Brasil, essa situação se agravou. O cenário atual é de instabilidade e vulnerabilidade, já que a quantidade de doações caiu consideravelmente.
Muitas instituições precisaram interromper suas atividades, algumas tiveram que deixar de contribuir para manter a saúde financeira. Além disso, muito se ouve sobre redirecionamento de verbas aprovadas anteriormente e dificuldade na captação de recursos com pessoas.
Neste contexto, fica claro a importância dessa pesquisa que ajudará diversas instituições do terceiro setor na reerguida após o período de crise. Com ela, será mais fácil olhar para as OSCs e desenhar estratégias de fortalecimento da sociedade civil brasileira.

Precisa de ajuda jurídica?

Você está precisando de ajuda jurídica para a sua instituição do terceiro setor durante o período de distanciamento social?
Entre em contato com a nossa equipe. Somos especialistas no assunto e podemos ajudar nesse momento de crise.

TAGS

Deixe um Comentário

'

ÚLTIMOS POSTS