10
dezembro
0
Comentários
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

MARKETING SOCIAL: COMO USAR DA FORMA CERTA

Você sabia que existe uma vertente do marketing totalmente voltada para a criação de campanhas com foco em impacto social? Ela é conhecida como Marketing Social e é muito importante para empresas que se interessam em ajudar o terceiro setor. Para entendê-la melhor, vamos começar falando sobre o que é marketing.
O Marketing consiste em um conjunto de ações voltadas para promover determinada marca e fazer com que ela se torne conhecida pelo público. Quando pensamos no Marketing Social, devemos entender que a intenção não é divulgar um produto, mas sim reforçar as ações de contribuição para causas sociais.

Mas afinal, o que é Marketing Social?

No Marketing Social é comum que as campanhas de divulgação sejam vinculadas com uma instituição pública ou privada e tenham como principal objetivo promover a causa que é defendida pela empresa.
De forma geral, essa vertente é responsável por relacionar a imagem de uma empresa a uma instituição social, atraindo, assim, maior visibilidade para a questão abordada e incentivando a contribuição do público para cuidar da sociedade.

Existem vantagens com o Marketing Social?

A mudança de mentalidade do consumidor é um dos principais motivos para que empresas (sinônimo de lucratividade) passassem a se interessar por ações sociais, participando e promovendo-as.
Os clientes mais conscientes realizam movimentos para boicotar marcas que não possuem responsabilidades positivas em relação à sociedade e ao meio ambiente e, com isso, as organizações passaram a implementar estratégias de Marketing Social, contribuindo positivamente para a construção de uma imagem fortalecia.
Esse tipo de ação também traz muitos benefícios para as instituições do terceiro setor, que ganham maior visibilidade e alcançam mais pessoas, que podem contribuir de alguma forma para ajudar na causa. Além disso, com o apoio de empresas renomadas, fica mais fácil legitimar e dar credibilidade para as ações realizadas.

O Marketing Social não é para todos!

Antes de iniciar um planejamento de Marketing Social para sua empresa, pense se os valores e posicionamento da organização vão ao encontro da causa apoiada.
Em um mundo totalmente conectado é muito fácil identificar quando não se pratica o que é dito, e os consumidores não perdoam esse tipo de atitude.
Se você identificar que é a hora para colocar em prática ações sociais, pesquise muito sobre instituições e busque ajudar as que estão mais próximas do que a empresa prega em seu DNA. Lembre-se que os colaboradores são peça-chave nessas ações e que a mudança precisa começar de dentro para fora.
Ao apoiar uma ONG que dá suporte para mulheres, por exemplo, opte por ter colaboradoras em diversos níveis hierárquicos da organização. Isso mostra que as causas apoiadas realmente são levadas a sério pela empresa.

Como implementar essa estratégia?

Assim como outros tipos de campanha de divulgação, o Marketing Social também exige muito planejamento. Para que os resultados realmente sejam percebidos, é preciso considerar alguns elementos essenciais.
O primeiro ponto, como já falamos anteriormente, é demonstrar que a empresa realmente se importa com a causa apoiada. É importante lembrar que no Marketing Social é necessário fazer investimentos em divulgação, mesmo não tendo a finalidade de gerar lucros.
Assim que a causa for escolhida, é o momento de destacar quais serão as ações feitas pela empresa para promover a parceria. Um método mais simples é atuar na área da filantropia, contribuindo com doações para instituições sociais.

Conte com uma ajuda para regulamentar as ações

É importante que todas as ações de Marketing Social sejam acompanhadas por profissionais especialistas em terceiro setor, principalmente quando envolvem transações financeiras.
A Monello Advogados está disponível para ajudar na implementação de estratégias sociais para sua empresa, garantindo que toda a parte jurídica aconteça da melhor forma.
Quer conhecer mais sobre nosso trabalho e entender como podemos atuar nesse caso? Acesse nosso site e entre em contato com nossa equipe.

TAGS

Tags:

Deixe um Comentário

'

ÚLTIMOS POSTS