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dezembro
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Responsabilidade social: como empresas se conectam com causas de impacto social

Responsabilidade social: como empresas se conectam com causas de impacto social

A responsabilidade social interferiu fortemente na mudança de comportamento dos consumidores. Agora, eles buscam muito mais do que uma boa experiência de compra, bom atendimento e produtos de qualidade.

Os novos compradores estão antenados nas atitudes e valores da empresa, além da forma escolhida para criar uma conexão com a sociedade em prol de conquistar um mundo melhor.

As organizações que apresentam ações de responsabilidade social têm uma reputação melhor em relação à concorrência e, com isso, atraem mais interessados em seus produtos e serviços.

É possível identificar muitos clientes que escolhem as marcas que vão consumir de acordo com a forma com que elas se posicionam em relação às questões sociais, aceitando, inclusive, pagar mais por determinados produtos para empresas que defendem causas que vão ao encontro de seus princípios e valores.

Como praticar a responsabilidade social em sua empresa

Além de pontos clássicos como o custo-benefício de um produto, os consumidores passaram a analisar a responsabilidade social de uma empresa antes de adquirir algo.

Quando a organização passa a trabalhar a preocupação do consumidor, acaba fortalecendo o vínculo existente. Desta forma, é muito importante que empresas pratiquem a responsabilidade social.

Um exemplo bem atual ajuda a compreender essa questão. Desde o início de 2020 estamos vivenciando uma grande crise causada pela Covid-19. Quando o vírus chegou ao Brasil, muitas empresas usaram seus canais de comunicação para incentivar que seus seguidores adotassem medidas simples, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Outras organizações que já praticam diversas ações de responsabilidade social usaram seus próprios recursos para ampliar a produção de itens como álcool em gel e conserto de respiradores para aumentar a capacidade de atendimento nos hospitais.

Marcas que oferecem serviços de streaming disponibilizaram ferramentas gratuitas por um tempo determinado para gerar entretenimento no período em que as pessoas ficaram isoladas.

Esse modelo de ação contribui para que as empresas sejam lembradas por seus esforços e boa iniciativa. Os objetivos não estão relacionados à venda, mas sim, a mostrar que a empresa é a favor de um mundo melhor e mais humano.

Sociedade da autopromoção

O primeiro passo para tomar atitudes de responsabilidade social em uma empresa é compreender que a organização realmente precisa acreditar na causa defendida.

Não basta comunicar que é a favor de um interesse somente por ser uma grande marca ou para seguir a tendência usada pela concorrência.

O grande objetivo de se tornar uma empresa com responsabilidade social é defender ideias importantes para a sociedade e para o público, mas que estejam dentro dos valores organizacionais.

É realmente muito importante que a marca lance campanhas sobre a importância de higienizar as mãos durante esse período, porém, ela precisa praticar isso internamente, oferecendo produtos como sabão e álcool em gel dentro das instalações da empresa. Se isso não for feito, a causa defendida perde seu valor.

Nunca se esqueça que criar uma conexão verdadeira com os consumidores é um processo que leva anos, porém, ao descobrir mentiras em relação ao posicionamento, a confiança pode ser quebrada em segundos e irá demorar para ser restabelecida.

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