31
março
0
Comentários

Qual é a responsabilidade social de empresas?

A responsabilidade social de empresas consiste nas ações desenvolvidas pela mesma que contribuem com a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação dos recursos naturais.

De modo geral, diz respeito às atividades voluntárias feitas com o objetivo de gerar bem-estar social, visar o interesse coletivo e priorizar o todo, o que resulta na mitigação de riscos sociais.

É interessante saber que a responsabilidade social está diretamente ligada à liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental.

O primeiro corresponde à criação de uma cultura ética organizacional, o segundo representa a ideia de que a empresa existe para servir a sociedade e o lucro é o resultado dos esforços e o terceiro trata da preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.

Ou seja, uma empresa que assume a sua responsabilidade social está constantemente envolvida em ações sociais. É importante destacar que isso não se funde ao assistencialismo, e, sim, ao comprometimento da instituição em contribuir com a sociedade.

É claro que envolve outras questões, como a gestão dentro das conformidades exigidas por lei, normas e diretrizes. Os processos também são estruturados de forma íntegra com todos os grupos de interesse.

É muito importante lembrar que não basta agir de forma responsável para receber a isenção de alguns impostos. As empresas que assumem a responsabilidade social em seu DNA têm muito a ganhar.

Qual papel uma empresa com responsabilidade social pode desempenhar para a comunidade?

As organizações com responsabilidade social são chamadas para contribuir com a qualidade de vida e o bem-estar social, já que suas ações podem gerar inúmeros impactos na vida das pessoas.

Um ponto importante para ser analisado é o tamanho do impacto que sua empresa é capaz de gerar na comunidade a nível local e geral.

Busque saber ainda se as políticas ambientais adotadas vão ao encontro da realidade do negócio e do mercado.

Por que é importante que a empresa se comprometa socialmente?

A verdade é que existem muitos motivos para que uma empresa se comprometa com a responsabilidade social.

As ações ajudam a superar a permanente crise social e econômica, criar um ambiente onde a cooperatividade é a base da convivência, trabalhar em um diferencial competitivo, tomar decisões que gerem benefícios mútuos, agregar valor à companhia, aumentar o retorno dos investimentos em forma de benefícios sociais e lucrativos, promover melhorias contínuas na reputação empresarial e criar senso de pertencimento entre os colaboradores e stakeholders.

Benefícios de criar uma empresa com responsabilidade social

É difícil mensurar apenas alguns dos inúmeros benefícios de manter uma empresa com responsabilidade social.

Vamos apresentar os que mais se destacam. Veja só:

  • Atração de novos investidores;
  • Aumento do grau de engajamento entre os colaboradores;
  • Crescimento da credibilidade da marca;
  • Criação de um diferencial competitivo em relação à concorrência;
  • Retenção e atração de talentos na organização;
  • Retorno de investimentos;
  • Melhoria na distribuição de recursos;
  • Contribuição para a sociedade e o meio ambiente.

Atue de forma legal com a ajuda da Monello Advogados

Uma empresa com responsabilidade social precisa de uma assessoria jurídica especialista em Terceiro Setor.

A Monello Advogados atua há anos no Direito Social, auxiliando entidades a exercerem suas atividades dentro da legislação, cumprindo com leis, normas e diretrizes do segmento.

É importante garantir que a parte burocrática flua da melhor maneira para ter a certeza de que a equipe está destinando seus esforços ao know-how da organização.

Estamos disponíveis para tirar as suas dúvidas e ajudar neste caminho do fazer o bem! Entre em contato com os nossos consultores e saiba mais sobre a nossa atuação.

TAGS

Deixe um Comentário

'