12
abril
0
Comentários

Quais são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) correspondem a uma agenda mundial adotada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em setembro de 2015. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

O compromisso foi assinado por 193 países, entre eles o Brasil, e propõe que seja feito um trabalho conjunto com toda a sociedade para alcançar um mundo mais justo, igualitário e sustentável.

São previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, entre outros.

Os objetivos são voltados para criar soluções em 5 áreas conhecidas como 5Ps: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Ao todo, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo eles:

1: Erradicação da pobreza;

2: Fome zero e agricultura sustentável;

3: Saúde e bem-estar;

4: Educação de qualidade;

5: Igualdade de gênero;

6: Água potável e saneamento;

7: Energia limpa e acessível;

8: Trabalho decente e crescimento econômico;

9: Indústria, inovação e infraestrutura

10: Redução das desigualdades;

11: Cidades e comunidades sustentáveis;

12: Consumo e produção responsável;

13: Ação contra a mudança global do clima;

14: Vida na água;

15: Vida terrestre;

16: Paz, justiça e instituições eficazes;

17: Parcerias e meios de implementação.

Colocar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em prática exige uma série de etapas e desafios. Por esse motivo, a ONU definiu alguns indicadores que avaliam o sucesso e a evolução da nação por meio das ações adotadas pelo país.

Divisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os temas tratados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser divididos em quatro dimensões principais, sendo elas:

Social: dimensão que reúne assuntos relacionados às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria de qualidade de vida e justiça.

Ambiental: este grupo trata da preservação do meio ambiente com ações ligadas à reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos e diminuição das mudanças climáticas.

Econômica: divisão que aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos e o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O papel das ONGs

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ajudam as organizações sociais a enquadrarem suas causas específicas com problemas mais amplos. Eles também auxiliam os trabalhadores das ONGs a se motivarem, já que percebem uma movimentação para que as ações realizadas tenham resultados mundiais.

Estudos apontam que as ONGs possuem papéis relevantes quando o assunto são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Veja:

1 – Responsabilizar o Governo:

As ONGs devem responsabilizar o Governo e exigir que as promessas sejam cumpridas por meio da participação ativa nos processos políticos.

2 – Responsabilizar o Setor Privado:

A Agenda 2030 foi assinada apenas por Governos, porém, muitas empresas comprometem-se voluntariamente a ajudar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

3 – Realizar projetos:

As ONGs podem contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da implementação de projetos próprios e de outras ONGs.

4 – Comunicar as metas da ONU:

Um dos grandes papéis das ONGs é apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o grande público e sensibilizá-lo para participar e contribuir com as metas.

Dê início à sua ONG e contribua com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Quer contribuir com a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Dê início à sua ONG. Esse é o primeiro passo para ajudar a sociedade mundial.

Para isso, entre em contato com o escritório de advocacia Monello Advogados. Somos especialistas no Direito do Terceiro Setor e podemos te ajudar nesta missão.

Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços. 

TAGS

Deixe um Comentário

'