03
fevereiro
0
Comentários

Importância do direito preventivo

Importância do direito preventivo

Um fator cultural do povo brasileiro é que, infelizmente, a maioria vive pensando no presente, sem se preocupar com o que pode acontecer no dia de amanhã. Esse modelo de pensamentos não descreve o direito preventivo.

O hábito de não se planejar reflete diretamente nos resultados de uma empresa, já que a equipe de gestão toma atitudes de forma imediatista. O empreendedor não está acostumado a olhar para o futuro, pois seu objetivo é ser lucrativo no presente.

Se olharmos de forma crítica para empresas renomadas, é possível perceber que todas possuem algo em comum: um departamento jurídico ajudando nas decisões importantes.

Nesses casos, sempre haverá um advogado preparado para prestar orientações que ajudem a evitar riscos jurídicos. Antes de tomar qualquer decisão, os grandes gestores contam com a consultoria do direito preventivo.

O que é o direito preventivo?

A consultoria na tomada de decisões oferecida pelo jurídico de uma empresa faz parte de um segmento pouco difundido no Brasil. Estamos falando do direito preventivo.

De forma geral, essa área do direito tem o dever de identificar possíveis riscos jurídicos em decisões organizacionais e amenizá-los para evitar danos futuros.

Podemos descrever o direito preventivo como o planejamento do que está por vir. Com ele, os empresários garantem rápidas soluções para os conflitos, sem altos custos financeiros.

Segurança para casos futuros

Com o direito preventivo, fica mais fácil de identificar possíveis problemas futuros e evitá-los, porém, caso algo não aconteça como esperado, esse setor jurídico pode auxiliar na defesa da sua marca, desenvolvendo pré-provas que serão usadas como base da vitória em um eventual processo judicial.

Desta forma, os gestores de uma organização podem se antecipar para evitar eventuais prejuízos causados pela falta de orientação de um profissional especialista em direito preventivo.

Contratação em caso de urgência

Um erro cometido por muitas empresas é contratar o auxílio de advogados apenas quando estão passando por momentos conturbados judicialmente.

Realizar a contratação em regime de urgência pode significar custos altíssimos, já que as margens de negociação são reduzidas. Consequentemente, a lucratividade é menor.

Além disso, a preparação prévia em casos de processos não acontecerá em uma contratação de urgência.

A melhor decisão é prevenir eventuais problemas jurídicos com a ajuda do direito preventivo. Contar com o auxílio de uma assessoria jurídica prestada por profissionais especialistas resulta na solução de conflitos antes mesmo que eles aconteçam.

A contratação desses serviços em momentos tranquilos judicialmente é importante para garantir a integridade da empresa e reduzir custos com solicitações urgentes.

Direito preventivo na Monello Advogados

Conhecer o problema antes mesmo dele acontecer sempre será a melhor forma de resolvê-lo. Desta forma, o direito preventivo é o melhor caminho para evitar prejuízos na organização.

A Monello Advogados conta com profissionais especializados no assunto para representar os interesses de clientes perante os diferentes juízos e tribunais, além de acompanhar e orientar a tomada de decisões importantes.

Nosso objetivo é prevenir possíveis ações litigiosas, indicando e assessorando para proteger os clientes de futuras demandas judiciais. Quer conhecer mais sobre nossa atuação no direito preventivo? Entre em contato  com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

TAGS

Deixe um Comentário

'