Já ouviu falar em Voluntariado Corporativo Empresarial?
O voluntariado é muito comum no Terceiro Setor, mas você conhece o “voluntariado corporativo empresarial”?
Segundo a definição das Nações Unidas, voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos.
Nos termos da lei vigente no brasil o voluntário é a pessoa física que presta serviço voluntário de forma não remunerada a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
Com o maior impulsionamento pela “agenda ESG”, as empresas, cada vez mais, buscam atuação de modo a contribuirem com ações de impacto social e/ou ambiental.
O voluntariado empresarial está diretamente vinculado a ações de responsabilidade social, sendo o conjunto de ações tomadas por empresas, a fim de apoiar a participação de seus funcionários em ações sociais.
Nesse diapasão, os voluntários oriundos das empresas e, muitas vezes, com apoio de recursos destas, passam representar grandes oportunidades para o Terceiro Setor.
Para que você consiga beneficiar a sua entidade com essa modalidade, é muito importante dar visibilidade à atuação da sua OSC, de modo a atrair programas de parceria empresariais.
Também é essencial verificar se o programa pretendido está alinhado com as necessidades e os objetivos da organização, além de garantir que haja um acordo legal entre a empresa e a entidade para permitir a prática voluntária.
A sua entidade já possui parceiros empresariais?
Seu Estatuto e demais Políticas e Normas estão preparados para essa oportunidade?
Conte sua experiência nos comentários.